Hortas Escolares e Comunitárias

Muito além de espaços produtivos, as hortas agroecológicas promovem vivências educativas e de fortalecimento de vínculos comunitários.
As oficinas têm o objetivo de promover a segurança alimentar e trabalhar a educação ambiental

As hortas escolares agroecológicas constituem espaços multidisciplinares com enorme potencial educativo, pois apresentam inúmeras possibilidades de trabalhar na prática e na forma lúdica todas as disciplinas do currículo escolar. Além disso, promovem o senso de responsabilidade, cooperação e paciência entre alunos e professores. A possibilidade de acompanhar o processo de construção da horta, desde a produção de adubo, plantio, cuidados e colheita, é uma estratégia para desenvolver a educação alimentar e nutricional de toda comunidade escolar.

O Cepagro tem larga experiência com hortas escolares. De 2010 a 2013, atuou no projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia (PEHEG), programa nacional resultado de uma cooperação entre FNDE e a FAO, onde o principal objetivo era promover a segurança alimentar e nutricional da Unidade. Através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e com uma equipe de 11 agrônomos/as e biólogos/as – educadores/as, chegamos a assessorar a implantação e manejo de hortas em 84 escolas de ensino fundamental e infantil da rede municipal, utilizando uma metodologia própria que combina o calendário agrícola com o escolar (conheça nossa metodologia neste vídeo).
Em 2017, atuamos junto à educação municipal em Antônio Carlos (SC) e em 2018 estamos trabalhando junto ao NEI Armação, no sul da Ilha de SC.
Saiba mais sobre nossa assessoria a Hortas Escolares ou solicite um orçamento pelo email hortaescolar@cepagro.org.br.

E veja também: notícias sobre as Hortas Escolares.

Também prestamos assessorias a hortas comunitárias, em Centros de Referência em Assistência Social, empresas e condomínios. Entre em contato também pelo email hortaescolar@cepagro.org.br.

Saiba mais sobre nosso trabalho com hortas comunitárias e escolares na cartilha da  Coleção Saber na Prática – Vol. 3, Agricultura Urbana .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: