Pessoas caminhando em torno de uma canteiro de hortaliças

Agroecologia na América Latina: construindo caminhos

O Projeto “Agroecologia na América Latina: construindo caminhos” é uma iniciativa piloto regional que tem como estratégia coletar e sistematizar evidências científicas para o desenvolvimento de Indicadores da Agroecologia, a fim de mensurar e avaliar como os sistema agroalimentares sustentáveis estão relacionados com resultados econômicos, sociais e ambientais em diferentes realidades e países.

Foto mostra representantes das 8 organizações participantes do projetoO projeto é desenvolvido através de cooperação internacional entre o Cepagro, a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), mais precisamente com a professora e pesquisadora canadense, Hannah Wittman, a Fundação Interamericana (IAF) e seis organizações que promovem a Agroecologia na América Latina. São elas: Centro Campesino para el Desarrollo Sustentable e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (MESSE – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay), Movimento Mecenas da Vida (MMV – Bahia) e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul).

grupo de pessoas em um canteiro com palmeiras ao fundoEssas organizações latinoamericanas já vinham atuando em uma rede de colaboração formada em torno da agroecologia desde 2016, através do Projeto Saberes na Prática em Rede, coordenado pelo Cepagro com o apoio da IAF. As experiências e aprendizados vivenciados coletivamente em encontros presenciais e virtuais ao longo desses anos, despertaram não apenas a necessidade de seguir promovendo a Agroecologia, mas também de medir os avanços que ela vem proporcionando em suas múltiplas dimensões – social, ambiental, econômica e produtiva.

O projeto, que tem o formato de uma pesquisa-ação, foi aprovado no segundo semestre de 2020 e partiu de um referencial marco zero estabelecido a partir dos planos de manejo de famílias agricultoras dos cinco países. A continuidade da coleta de dados será facilitada pela plataforma LiteFarm, uma ferramenta digital de gestão agrícola desenvolvida por uma equipe de cientistas, agricultores, designers, desenvolvedores e estudantes da UBC. Além de dinamizar a coleta Logo da ferramenta LiteFarm de dados quantitativos e qualitativos para a pesquisa de Indicadores da Agroecologia, o aplicativo visa auxiliar famílias agricultoras no acompanhamento, gestão e melhoria de suas áreas produtivas, sejam elas agroecológicas ou não.

Com essa iniciativa piloto espera-se obter resultados significativos e promissores para subsidiar projetos e políticas públicas que promovam sistemas agroalimentares mais sustentáveis e assim vislumbrar um horizonte onde a agroecologia seja política e socialmente assumida como uma abordagem para o enfrentamento às crises emergentes.

Saiba mais sobre o projeto…

 

CEPAGRO

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: