REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

folha baldinhosA Revolução dos Baldinhos é a gestão comunitária de resíduos orgânicos sincronizada à prática de Agricultura Urbana. Idealizada e implementada com a participação do Cepagro na comunidade Chico Mendes (Bairro Monte Cristo, Florianópolis), a Revolução vem ganhando cada vez mais autonomia. Mais do que um grupo beneficiário de projetos, a Revolução agora é parceira do Cepagro nas Formações e Reaplicações da Gestão de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana.

Para contatar o Grupo Comunitário da Revolução, ligue para (48) 3249-4102.

COMO TUDO COMEÇOU
A Revolução dos Baldinhos surge por um problema real: o excesso de lixo misturado depositado nas ruas em sacolas que eram reviradas e rasgadas por animais, causando proliferação de doenças. Em 2008 ocorreu um surto de leptospirose e dois moradores locais vieram a óbito.

Foi nessa conjuntura que lideranças e moradores, representantes das escolas e do Centro de Saúde, um técnico do Cepagro e mulheres da Frente Temporária de Trabalho reuniram-se para entender o problema. A solução para reduzir o número de roedores foi acondicionar os resíduos orgânicos em “baldinhos” com tampa, evitando assim o acesso de animais e reciclar este material na própria comunidade.

Mulheres locais comprometeram-se a sensibilizar as famílias para correta separação do resíduo orgânico, item fundamental para obtenção de um composto final de qualidade. Este material é recolhido duas vezes por semana e encaminhado para os pátios de compostagem instalados na Escola Estadual América Dutra Machado e na instituição beneficente Lar Fabiano de Cristo. Através do método UFSC de compostagem, toneladas de resíduos que antes ficavam espalhados pelas ruas da comunidade são transformadas em adubo, que retorna para as famílias participantes, estimulando diretamente a agricultura urbana. Parte deste material é comercializada pelo grupo de agentes comunitários gerando uma pequena renda para estruturação do projeto.

SAIBA MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO

ALGUNS MARCOS IMPORTANTES DA REVOLUÇÃO:
– 2011: Revolução É certificada como Tecnologia Social Fundação Banco do Brasil, ficando emo 2o. lugar no prêmio de Tecnologias Sociais da FBB em 2013.
– 2012: emplaca uma parceria com o SESC/SC.
– 2015: recebe a I Formação em Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, que se repetiu em 2016 e 2017 com participantes de todo país.
– 2016: tem início a Replicação do Projeto em um empreendimento imobiliário do Programa Minha Casa, Minha Vida em Macaíba, Rio Grande do Norte. Para assessorar e capacitar estas comunidades, foram produzidos um vídeo e um Manual.
– 2017: Cepagro mobiliza campanha de financiamento coletivo para manutenção do grupo comunitário ao longo desse ano.
– 2018: Revolução torna-se parceira, junto com Cepagro, no projeto da Prefeitura de Florianópolis para compostagem, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

CARTILHA-FBB-capa

Além disso, também editamos a cartilha O passo-a-passo de uma Revolução:

1 O PASSO-A-PASSO DE UMA NA GESTÃO COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS Agricultura URBANA COMPOSTAGEM E REVOLUCAO

Revolução dos Baldinhos no documentário “A Educação e o Mosca Morta” (Série “Somos um Só” – TV Cultura / SESCTV / Direção de Kátia Kloch)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: