CEPAGRO conclui ciclo de gestão agroecológica no Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho

O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO, OSCIP com 26 anos de história e que nestes últimos dois anos e meio realizou em parceria com a FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) a gestão agroecológica do Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho – CPAERVE, vem a público divulgar que no dia 31 de maio de 2016 concluiu um ciclo de suas atividades de prestação de serviço de administração do CPAERVE, em virtude da finalização de contrato.

Registramos aqui o mais sincero desejo de que o espaço, que no dia 1 de junho de 2016 passa novamente para a administração exclusiva da FATMA, permaneça vivo e cumprindo com seu potencial educativo e uso público de qualidade que fora conquistado durante estes pouco mais de 2 anos.

Frequentaram o CPAERVE neste período cerca de 25 mil pessoas, representando provavelmente a área de Unidade de Conservação estadual mais frequentada de Santa Catarina, com enorme apelo social e educativo. De dezembro de 2013 a fevereiro de 2016, recepcionamos aproximadamente 2,1 mil crianças, jovens e adultos em cerca de 90 visitas gratuitas de escolas para atividades de educação ambiental. Além disso, recebemos, aproximadamente, 7 mil visitantes, 9 mil campistas e 7,8 mil participantes de cerca de 90 eventos socioculturais.

Estes dados comprovam que o alcance do CPAERVE vai muito além do campismo, a exemplo das centenas de atividades de educação ambiental realizadas em conjunto com a comunidade de visitantes e campistas, do viveiro construído para produção de milhares de mudas de plantas da Mata Atlântica, do investimento contínuo em infraestruturas de uso público no Camping e da cooperação com os objetivos da Unidade de Conservação.

O CEPAGRO está aberto para demais esclarecimentos e agradece a todos aqueles e aquelas que contribuíram de alguma forma para a gestão ambiental deste espaço neste período, ciente de que belos frutos já foram colhidos e muitos ainda virão. Para informação de como será o futuro do CPAERVE cabe o contato com a FATMA, órgão responsável pelo espaço.

Apesar da finalização de um ciclo deste projeto, o CEPAGRO se mantém firme na missão de seguir realizando ações comprometidas com o desenvolvimento sustentável por meio da Agroecologia e da Educação Ambiental, deixando os mais sinceros votos de que o espaço do Camping não perca a força conquistada de pertencimento à Comunidade e que todo o Parque Estadual do Rio Vermelho possa se adequar a uma gestão ambiental eficiente, com qualidade nas ações.

Por fim, como resultado destes dois anos e seis meses de gestão, publicamos a revista “Gestão Agroecológica do Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho – de Dezembro de 2013 a Maio de 2016”, em que podem ser conferidos os resultados conquistados ao longo deste período, onde o CPAERVE tornou-se referência na gestão sustentável de um espaço público, aliando turismo ecológico, educação ambiental e agroecologia.

 Baixe aqui a REVISTA GESTÃO AGROECOLÓGICA DO CAMPING DO PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO (versão PDF)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s