Gestão comunitária de resíduos é disseminada em Paragominas (PA)

Por Júlio Maestri – Eng. Agrônomo | julio@cepagro.org.br

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, estivemos em Paragominas (PA) realizando a mobilização de famílias para a replicação do Modelo de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana realizado pelo Cepagro.

20150126_172424

Por iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Prefeitura de Paragominas), esta ação teve seu ponto de partida junto ao projeto Sustentabilidade Ambiental do empreendimento Morada dos Ventos (Minha Casa Minha Vida/CAIXA), onde vivem 1.100 famílias distribuídas em 28 quadras e organizadas em uma associação de bairro.

20150126_193023Através de palestras de Mobilização, Oficinas de Multiplicadores Ambientais e Capacitação das Lideranças Comunitárias, pretendeu-se disseminar o modelo de Florianópolis conhecido como “Revolução dos Baldinhos”. Foi destacada  a importância do envolvimento comunitário na separação dos resíduos orgânicos e compostagem, para transformação do material em adubo orgânico, proporcionando a limpeza nas ruas, saúde pela produção e consumo de alimentos saudáveis, geração de renda e inclusão social, educação e união.

SAM_3125A Secretaria de Assistência Social irá unir dois modelos como uma experiência inovadora: o modelo de organização, mobilização e separação de resíduos da Revolução dos Baldinhos e a utilização de uma máquina processadora de resíduos orgânicos, utilizada em alguns restaurantes de São Paulo, que desidrata os alimentos produzindo um material que pode ser utilizado como adubo, base para ração animal ou combustível renovável.

20150129_213611Será elaborado um plano de ação da Comunidade, com a participação dos moradores, para que a identidade e as necessidades locais sejam contempladas. O projeto será iniciado com 100 famílias e depois irá se estender para todo o empreendimento Morada dos Ventos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s