Assessoradas pela Revolução dos Baldinhos, unidades do SESC implementam sistema de compostagem

Colaboradores do SESC aprendem compostagem com monitoras da Revolução dos Baldinhos

A partir da próxima semana, um pátio de compostagem passará a funcionar nas dependências do SESC Cacupé (Florianópolis). Nele serão recicladas as sobras orgânicas desta unidade, além dos resíduos gerados nas unidades da Prainha e do Estreito que serão diariamente transportadas ao local.

Com restaurantes voltados aos comerciários e abertos ao público, as 3 unidades produzem  uma média de 2.000 refeições por dia. A separação dos resíduos orgânicos já existia, porém o destino final sempre foi um problema. Foi buscando a solução correta que o setor de educação do SESC formalizou parceria com o Cepagro, tendo a compostagem e a metodologia comunitária adotada na Revolução dos Baldinhos como parâmetros.

Colaboradores das unidades do Cacupé, Prainha e Estreito visitaram grandes pátios de compostagem na cidade. Ontem (27/03), estiveram no pátio da Revolução no bairro Monte Cristo, aprendendo com as monitoras locais as técnicas de montagem e gestão das leiras. Até dezembro, um técnico do Cepagro está destacado para fazer o monitoramento semanal da compostagem no SESC Cacupé, enquanto a metodologia for incorporada à dinâmica das equipes de trabalho.

Além de optar por uma solução ambientalmente correta, o SESC atua também no sentido de adequar-se à nova legislação brasileira de resíduos sólidos, que prevê maiores responsabilidades para os grandes geradores e o tratamento local dos resíduos. A compostagem será um projeto-piloto, que os organizadores esperam que sirva de referência para outras unidades do Estado e do Brasil.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Assessoradas pela Revolução dos Baldinhos, unidades do SESC implementam sistema de compostagem”

  1. Olá!

    Que legal isso…

    Aqui em Porto Alegre, temos uma experiência ‘semelhante’, mesmo que ainda em pequena escala: faz dois anos que deixamos de produzir lixo orgânico na nossa casa, através da construção de uma composteira na sacada do apartamento.

    Compartilhamos, no vídeo indicado abaixo, a experiência, que se apresenta
    como uma solução simples para o grande problema do lixo urbano.

    Segue link: https://vimeo.com/42740420

    Obrigada pela atenção…

    Abraços!

    Julia Aguiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s