Editoriais

A comunicação formativa é uma das principais estratégias de promoção da agroecologia do Cepagro. Em nossos projetos, buscamos sempre incorporar a produção de publicações e audiovisuais. Todas estão disponíveis para visualização e download online, basta clicar nos títulos-links e imagens de capa. Além disso, entre em contato com nossa assessoria de comunicação para verificar a disponibilidade de exemplares impressos, pelo telefone (48) 3334-3176 ou email carudionisio@gmail.com.

Critérios Técnicos para Elaboração de Projeto, Operação e Monitoramento de Pátios de Compostagem de Pequeno Porte
Parte do projeto REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS: gestão social e cooperativa de resíduos sólidos orgânicos, um modelo comunitário, este Boletim Técnico visa fomentar modelos descentralizados
de gestão de resíduos sólidos orgânicos e a conseqüente adequação de comunidades e municípios à Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), com a valorização da fração orgânica dos resíduos, a educação ambiental, melhorias na limpeza pública e promoção de geração de renda local, além do estímulo ao consumo de alimentos saudáveis através da Agricultura Urbana de base agroecológica.

Rede SAFAS: Trazendo a floresta pra dentro da roça
A disseminação de experiências em Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos pelo Brasil mostra como essa agricultura em harmonia com o meio ambiente pode trazer soluções em termos de conservação e regeneração ambiental e segurança e soberania alimentar e nutricional. Esta cartilha traça um breve panorama sobre o trabalho da Rede de Sistemas AgroFlorestais do Sul do Brasil, formada a partir de uma chamada conjunta entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com coordenação do prof. Ilyas Siddique, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Seus princípios, metodologias de trabalho e contribuições para o desenvolvimento das agroflorestas agroecológicas no Sul do Brasil são abordados. Além disso, o material busca também compartilhar experiências de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos implantados e assessorados por organizações e cooperativas que integram a Rede. Buscamos assim dar cada vez mais visibilidade a essas iniciativas, seja para fortalecê-las pela superação de desafios ou para inspirar novas agroflorestas.

Agroecologia: Saberes e Práticas
A publicação faz parte do projeto de Diversificação Agroecológica da Fumicultura executado pelo Cepagro junto a 100 famílias de agricultores nos municípios de Leoberto Leal, Major Gercino e Nova Trento com apoio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina (FRBL/MPSC). O projeto é voltado para famílias que querem depender menos do cultivo de tabaco e também do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Nessa cartilha, você encontrará um pouco do que é trabalhado nas oficinas e atividades do projeto. São técnicas para promover uma agricultura que produz melhorando a qualidade do meio ambiente e a saúde dos agricultores e agricultoras. Além disso, você também vai saber mais sobre as dinâmicas de organização e comercialização das famílias ligadas à Agroecologia.

Revolução dos Baldinhos – A Tecnologia Social da Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana
Com a inclusão ao banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, o projeto Revolução dos Baldinhos passou a ser reconhecido como uma ferramenta replicável, adequado a escalas e realidades distintas de habitações populares em todo o país. Com esta publicação, pretendemos tornar acessível o passo a passo de implementação deste método, desde o engajamento comunitário até a logística de operacionalização da compostagem e promoção da Agricultura Urbana, passando pelas esferas de articulação fundamentais para a consolidação da iniciativa.

O passo-a-passo de uma Revolução: Compostagem e Agricultura Urbana na Gestão de Resíduos Orgânicos
Esta publicação avalia a importância do aproveitamento da fração orgânica como matéria prima, discutindo a cadeia da reciclagem e a maneira com que a comunidade Chico Mendes (Florianópolis) se organizou até tornar-se uma referência nacional em compostagem e agricultura urbana. Tão fundamental quanto promover o saneamento, o método da Revolução dos Baldinhos provou ser possível promover cidadania e educação ambiental através de uma completa mudança de foco na relação com o “lixo”. Ao longo das páginas seguintes, registros desta trajetória compartilham inspirações e parâmetros para sua livre reprodução.

Coleção “Saber na Prática- Vivências em Agroecologia”
Esta coleção apresenta a sistematização de metodologias adotadas pela entidade em seu trabalho de organização popular, dirigido a famílias em comunidades rurais e urbanas do Litoral Catarinense, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. DISPONÍVEL SOMENTE ONLINE.

Engenhos da Cultura – Teias Agroecológicas
A força da cultura agroalimentar ligada aos engenhos de farinha de mandioca de Santa Catarina e sua possibilidade de ressignificação através da agroecologia são o mote de onde surgem as diversas ações apresentadas nesta publicação, composta de e-book e vídeo, que também retrata a trajetória da Rede Catarina Slow Food e parceria entre os Convívios Engenhos de Farinha e Mata Atlântica. O trabalho é uma compilação das atividades realizadas pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha.

Informativo dos agentes jovens – Revolução dos Baldinhos
Revolução dos Baldinhos é um projeto de gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana em Florianópolis (comunidade Chico Mendes / Bairro Monte Cristo). Esta publicação é resultado de uma oficina de comunicação realizada pelo Cepagro em parceria com a Énóis, e financiada pela Oi Futuro.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: