Rede Catarinense de Engenhos de Farinha

Entre 2010 e 2014, o Cepagro realizou o projeto Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, com vistas ao fortalecimento destas pequenas agroindústrias familiares enquanto espaços contemporâneos de manutenção do patrimônio agroalimentar. Os Pontos de Cultura eram parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Confira neste link as ações realizadas.

Com a finalização do Ponto de Cultura, a mobilização continuou. No início de 2016, o Cepagro e o Ponto de Cultura Engenhos de Farinha receberam o Prêmio de Boas Práticas em Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ficando em quarto lugar dentre 121 propostas analisadas. Com o recurso proveniente do Prêmio, passaram-se a realizar Encontros de Articulação da agora chamada Rede Catarinense de Engenhos de Farinha, que congrega proprietárixs, trabalhadorxs e entusiastas destes complexos agroalimentares e culturais de Florianópolis, Garopaba, Biguaçu, Angelina, Imbituba, Palhoça, Bombinhas e Paulo Lopes.

Em abril de 2017, os Engenhos de Farinha ficaram em segundo lugar no Edital de Chamamento Público da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Santa Catarina, que selecionou 50 propostas propostas de fomento, desenvolvimento e implementação de projetos na edição estadual do Programa Mais Cultura. O recurso possibilitará a realização de mais encontros de articulação e educação patrimonial pela Rede de Engenhos.

O primeiro Encontro de Articulação da Rede foi realizado no Casarão e Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa, em dezembro de 2016. Saiba mais em “Rede de Engenhos de Farinha movimenta ideias e propostas em Santo Antônio de Lisboa”.

 

Em janeiro de 2017, o evento aconteceu em Imbituba, na sede da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI). Veja como foi na matéria “Resistência marca o II Encontro da Rede de Engenhos Artesanais de SC”.

 

 

O terceiro momento de articulação foi no Engenho do Ademir, em Garopaba, em abril de 2017. Saiba mais na matéria “Rede de Engenhos Artesanais de SC fortalece laços durante Encontro em Garopaba”.

O quarto encontro acontece em maio de 2017, no Engenho da Família Gelsleuchter, em Angelina.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: