GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS e COMPOSTAGEM

A Política Nacional de Resíduos Sólidos recomenda, entre outros métodos, o uso da compostagem para a reciclagem da fração orgânica, que atualmente corresponde a 50% do lixo doméstico no Brasil. Os pátios de compostagem representam uma alternativa para descentralização do tratamento de resíduos, diminuindo consideravelmente o volume de material enviado para aterros sanitários e transformando o que seria “lixo” em adubo, o que gera envolvimento social e fomenta a agricultura urbana.

O Cepagro tem mais de 10 anos de experiência em Gestão de Resíduos Orgânicos. Além de promover os cursos de Gestão de Resíduos e Agricultura Urbana e sempre trabalhar a compostagem nos nossos projetos de educação agroecológica, prestamos também assessoria para Pátios de Compostagem em pequena e média escalas.

Desde a elaboração do projeto à implantação e operação dos pátios, nossa equipe trabalha sempre de acordo com os critérios técnicos-ambientais previstos na legislação vigente. Nossa assessoria inclui também o treinamento da equipe operacional diretamente envolvida com o processo da compostagem, além de um processo de sensibilização com outros/as colaboradores/as sobre a temática da gestão dos resíduos orgânicos.

Para saber mais, escreva para compostagem@cepagro.org.br.

CONHEÇA NOSSA EXPERIÊNCIA
Somos parceiros da Prefeitura de São Paulo e da empresa INOVA na implantação e operação do Pátio de Compostagem da Lapa, em São Paulo, que recebe diariamente até 10 toneladas de resíduos de frutas, legumes e verduras coletados em 52 feiras livres da capital paulista:

Saiba como o SESC de Santa Catarina adotou a compostagem nas unidades de Lages, Blumenau e Florianópolis e transformou o problema do lixo em um valioso insumo para a agricultura agroecológica.

Confira também o Boletim “Critérios Técnicos para elaboração de projeto, operação e monitoramento de pátios de compostagem de pequeno porte”, produzido pelo Cepagro em parceria com diversas instituições públicas de Santa Catarina. O Cepagro também colaborou no Manual Compostagem Doméstica, Comunitária e
Institucional de Resíduos Orgânicos, editado pelo Ministéio do Meio Ambiente em parceria com o SESC.

Veja como foi o III Curso de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: