GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos recomenda, entre outros métodos, o uso da compostagem termofílica para a reciclagem de orgânicos, como medida para diminuir a carga de aterros sanitários. A compostagem é uma degradação controlada da matéria orgânica, a partir do controle dos pârametros de carbono, nitrogênio e oxigênio, com presença de bactérias aeróbicas que produzem um ciclo virtuoso de transformação de “lixo” em adubo. Desta maneira, 50% do lixo doméstico, que é o correspondente à fração orgânica, bem como grandes volumes gerados por restaurantes, varejistas de alimentos e outros, podem ter um destino ambientalmente correto com a implementação do método.

O Cepagro presta assessoria para instituiçães públicas e privadas, visando o planejamento e execução de sistemas de compostagem, bem como a formação e acompanhamento de pessoal responsável pela manutenção dos sistemas.

Faça uma consulta através do e-mail cepagro@cepagro.org.br.

No vídeo abaixo: saiba como o SESC de Santa Catarina adotou a compostagem nas unidades de Lages, Blumenau e Florianópolis e transformou o problema do lixo em um valioso insumo para a agricultura agroecológica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: