Articulação Latino-Americana

Através do Projeto “Saberes na Prática em Rede”, apoiado pela Fundação Inter-Americana (IAF) desde 2016, o Cepagro vem articulando parcerias com organizações brasileiras e do Peru, México, Paraguai, Equador e El Salvador. O projeto tem o objetivo de articular uma rede de colaboração em torno da agroecologia, promovendo a troca de experiências e o compartilhar de conhecimentos entre organizações latino-americanas donatárias da IAF.

Prezando pela tomada de decisões participativas e em rede, a gestão do projeto é compartilhada com outras organizações. Atualmente o Comitê Gestor é composto por 8 organizações além do Cepagro:  Cetap (RS), Movimento Mecenas da Vida (BA), Minka (Peru), Centro Campesino A. C. e Tijtoca Nemiliztli (México), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Equador (meSSe – Equador), Fundesyram (El Salvador) e Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguai). O diálogo do Cepagro com outras organizações é fundamental para definir as temáticas a serem trabalhadas e o planejamento de atividades do projeto, que conta com oficinas, seminários e intercâmbio de experiência entre os países envolvidos.

O primeiro momento de atividades do projeto foi durante o Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia e o Encontro de Donatários da IAF, realizados em abril de 2017. A partir dali, ficaram claras algumas temáticas a serem trabalhadas, como:

 – Gênero

– Juventude

 – Sistemas Participativos de Garantia.

Ao longo do desenvolvimento do projeto outros temas foram sendo internalizados, como povos e comunidades tradicionais e, mais recentemente, os Indicadores de Agroecologia.

Como entendemos a importância da comunicação no projeto e em nossa atuação, um dos produtos gestados no projeto foi a Série Saberes na Prática em Rede, que traz depoimentos de quem faz a Agroecologia acontecer na América Latina. As entrevistas e imagens foram gravadas em encontros de Agroecologia realizados pelas organizações do Comitê Gestor ao longo desses anos de projeto.

Estes foram alguns dos eventos coletivos em que o Comitê Gestor esteve presente:

O Encontro de Donatários da IAF, realizado em abril de 2017, no município de Passo Fundo (RS); em setembro de 2017, o Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Brasília; o Ecofest Trujillo, Festival Agroecológico Internacional organizado pelo MINKA, no Peru, em fevereiro de 2018; em dezembro deste mesmo ano, recebemos em Florianópolis as organizações para uma Vivência em Sistemas Participativos de Garantia (SPGs); e em dezembro de 2018 estivemos no México para o Encontro Nacional de Saberes Campesinos sobre Agroecologia e SPG no Campo e na Cidade; Em setembro de 2019 aconteceu o 2º Encuentro Regional de SPG, no Paraguai; e mais recentemente, em janeiro de 2020, o 7º Encuentro Nacional de Saberes y Experiencias en Agricultura Organica y Agroecologia, realizado em El Salvador.

Indicadores da Agroecologia 

Através destes anos todos, as organizações do Comitê Gestor e em especial o Cepagro estreitou relações com a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), mais precisamente com a professora e pesquisadora canadense, Hannah Wittman. Nesta relação, iniciou-se o desenvolvimento de uma nova temática para dentro do projeto: os Indicadores de Agroecologia.

Em 2018, Hannah e o Comitê Gestor estiveram em Florianópolis e realizaram uma primeira conversa sobre o tema. A partir de então, um grupo de pesquisa da UBC desenvolveu o LiteFarm, um  aplicativo para tornar possível a coleta de informações que visam medir os mais diversos indicadores que abrangem o que chamamos de Agroecologia. Em janeiro de 2020, representantes do Comitê Gestor e da UBC se reuniram em El Salvador para um momento de formação para o uso e aprimoramento do aplicativo.

 

%d blogueiros gostam disto: