ALIMENTOS ORGÂNICOS: COMO IDENTIFICAR?

O Cepagro certifica produção orgânica?
Não. A certificação de alimentos orgânicos é feita pela Rede Ecovida de Agroecologia. O Cepagro é uma organização de assessoria ao Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida. Para certificar sua produção orgânica, primeiramente é necessário entrar em contato com algum grupo da Rede Ecovida.

Escreva para nucleolitoralcatarinense@outlook.com para ter mais informações sobre como participar.

Quer saber mais sobre Certificação Participativa de Alimentos Orgânicos? Veja nossa cartilha e nosso vídeo sobre o tema.

Como faço para identificar alimentos orgânicos?

Nas feiras e espaços onde o próprio agricultor ou agricultora está comercializando, pergunte pelo Certificado de Conformidade Orgânica dos alimentos ou pela Declaração de Cadastro em uma Organização de Controle Social. Estes documentos confirmam que o/a agricultor/a passou por uma rotina de verificação junto a um Organismo de Controle Social cadastrado no Ministério da Agricultura.

Nas lojas de produtos naturais e orgânicos, peça para ver o Certificado de Conformidade Orgânica dos alimentos in natura, emitido por uma certificadora por auditoria ou do sistema participativo (como a Rede Ecovida).

 

 

 

No caso de alimentos processados (como geleias, sucos, mel, etc), procure o selo do Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), além da marca da certificadora, como a Rede Ecovida, por exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: