Desenvolvimento Rural Sustentável

A promoção do desenvolvimento rural sustentável no Cepagro está voltada para o fomento à transição agroecológica e à diversificação produtiva, além do fortalecimento da identidade de grupos de agroecologia. Trabalhamos junto a agricultores familiares, tanto os que buscam alternativas à agricultura chamada convencional (especialmente fumicultores) quanto os que já estão inseridos em redes agroecológicas.

A fim de fortalecer a relação campo-cidade, atuamos também junto a consumidores, estudantes, educadores e lideranças comunitárias. Como metodologia de trabalho, priorizamos a mobilização e articulação comunitária; a realização de oficinas, seminários e intercâmbios de saberes; a inclusão e integração de famílias na Rede Ecovida de Agroecologia e outras redes colaborativas, além do apoio ao Sistema Participativo de Garantia.

A partir dessas ações, promovemos uma agricultura mais sustentável, com melhorias na saúde das famílias agricultoras, no meio ambiente e na qualidade dos alimentos; contribuindo para a permanência das famílias no campo e a conservação e valorização da agrobiodiversidade. Paralelamente, por meio da participação em espaços públicos de representação e ações de incidência política, fomentamos o acesso e fornecemos subsídios para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agroecologia. Colaboramos ainda com atividades de pesquisa e extensão universitárias.

Saiba mais:
Nucleo Litoral Catarinense – Rede Ecovida de Agroecologia

Diversificacão de lavouras cultivadas com tabaco

Comercialização da produção agroecológica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: