Ciclo de Webinários Temáticos: Salvaguarda dos Engenhos de Farinha

Com o propósito de articular atores e coletivos envolvidos no reconhecimento dos Engenhos de Farinha como patrimônio cultural e vislumbrar a criação coletiva de estratégias de salvaguarda deste patrimônio, a Rede Catarinense de Engenhos de Farinha irá realizar o Ciclo de Webinários Temáticos: Salvaguarda dos Engenhos de Farinha.

Serão realizados quatro webinários nas temáticas de Educação e Cultura, Terra e agrobiodiversidade, Produção e comercialização e Turismo de Base Comunitária. 

O ciclo terá início no dia 16 de outubro com a temática da Educação e Cultura, tema considerado estruturante nesta abordagem de preservação por garantir a transmissão de saberes tradicionais para as novas gerações, despertando o interesse e atualizando esta tradição em seus significados.

Para este momento, a Rede Catarinense de Engenhos de Farinha convida professores e professoras da rede pública de ensino, coletivos culturais, gestores de educação e cultura dos municípios, conselhos, associações, mestres e mestras engenheiras. Cada olhar e lugar de fala trará uma importante contribuição neste momento e poderá somar na construção de propostas de educação patrimonial e cultura viva. Além de toda a troca de experiências já em marcha e que será potencializada neste espaço de discussão.

Os encontros têm como objetivo final a consolidação de um plano estratégico de salvaguarda que deverá orientar o trabalho de órgãos estatais de preservação, assim como a incidência política e fortalecimento da Rede de Engenhos de Santa Catarina. O Webinário ocorrerá em três momentos, compostos de dois encontros virtuais e uma “live” de compartilhamento dos resultados.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de outubro através do link: http://bit.ly/inscricaociclosalvaguarda .

Dia 16/10 às 17h: Apresentação dos participantes e experiências em educação patrimonial da Rede de Engenhos; Salvaguarda dos Engenhos de Farinha como patrimônio imaterial; Metodologia de trabalho.

Dia 26/10 às 17h: Resultado do trabalho em grupos; Consolidação de um plano estratégico de Educação e Cultura para os Engenhos de Farinha de SC. 

Dia 30/10  às 18h: Encontro ampliado (LIVE) de compartilhamento dos resultados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s