Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e Consea/SC lançam manifesto pelo Direito Humano à Alimentação Adequada

A pandemia, além de escancarar as desigualdades sociais existentes na sociedade brasileira e provocar o aumento da fome e do desemprego, evidenciou a importância do papel do Estado na vida das pessoas. É dele a inalienável e intransferível obrigação de promover e garantir o bem estar da população, promover a justiça social e zelar pelos princípios constitucionais para todas e todos. Se o Estado não cumpre este papel, ele deixa de ser o espaço das oportunidades e da justiça, para se tornar mais uma estrutura opressora, alienante e violenta.

Foi com essa compreensão que um conjunto de entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FCSSAN) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SC) lançaram o Manifesto pelo Direito Humano à Alimentação Adequada. Nele estão reunidas reivindicações que vêm sendo colocada por diversos setores sociais desde o início da quarentena.

O manifesto é também uma carta denúncia sobre a falta de diálogo do governo estadual com a sociedade civil através dos conselhos, como o Consea/SC e o Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE/SC). Por fim, o manifesto é uma reflexão sobre qual é o papel do Estado e sobre o modelo de país e sociedade que se deseja para o Brasil. 

Pessoas e organizações são convidadas a assinar o manifesto e dessa forma cobrar do governo estadual o cumprimento de suas obrigações pela garantia do direito mais básico e fundamental, o Direito Humano à Alimentação Adequada e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Leia o manifesto na íntegra: https://cutt.ly/byVDkIe

E assine acessando o link: https://cutt.ly/AyBxGOU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s