REDE SEMEAR PROMOVE V ENCONTRO MUNICIPAL DE AGRICULTURA URBANA

A Rede Semear Floripa de Agricultura Urbana convida a todos e todas a participarem do V Encontro Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (EMAU). O encontro será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, na Tenda em frente ao Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus Trindade. Na programação estão previstas rodas de conversa, oficinas, feira agroecológica e uma mesa de troca de sementes, todos espaços livres e abertos ao público.

O evento inicia às 8h30 de quarta-feira com uma roda de conversa sobre o tema “agricultura como modo de vida”. Os convidados confirmados para esse momento são Giovana Callado, Historiadora e pesquisadora da Agricultura Urbana e representantes do Sítio Florbela, Assentamento Comuna Amarildo de Souza, Quintais do Córrego, Chácara Clara Noite de Sol,  Coletivo Muvuca Agroflorestal, Espaço Pergalê, Instituto Çarakura e Instituto Compassos.

Também serão realizadas duas oficinas: sobre Saberes Populares (6/11) e sobre Construção com Bambus (7/11), esta última na Sala Verde da UFSC. Durante a quinta-feira, estarão presentes na tenda o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) e o Laboratório de Irrigação, Drenagem e Agricultura Urbana da UFSC.  Haverá ainda um espaço de troca de sementes, feira agroecológica e de práticas integrativas, a qual todos e todas são convidados a conhecer.

O V EMAU tem como objetivo trazer a discussão da Agricultura Urbana para junto da população, a partir das práticas que já vêm sendo realizadas e das novas possibilidades e desafios da agricultura urbana para o próximo ano, no município de Florianópolis. Desde o último EMAU, realizado no mesmo período do ano passado, tivemos avanços para a Agricultura Urbana na capital catarinense, entre eles a aprovação da Lei da Compostagem e da Lei Floripa Zona Livre de Agrotóxicos, ambas propostas pelo Vereador Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL).

Marquito será um dos debatedores na roda de conversa sobre “Políticas públicas e agricultura urbana”, que ocorrerá na sexta-feira, dia 8, das 10h30 às 12h30. Ao lado dele estarão Jair Aguilar Quaresma, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rocha, diretor presidente do Cepagro, representando a Rede Municipal de Compostagem e Agricultura Urbana, além de representações do Parque Cultural do Campeche (PACUCA), do Grupo Ilha Meiembipe da Rede Ecovida e do Programa Municipal de Agricultura Urbana (PMAU). Ao longo do V encontro municipal de AU, será construída coletivamente a Carta Política do V EMAU.

Também fica o convite para que o público participe dos espaços de diálogo do Encontro Latino Americano de Agricultura Urbana e Periurbana (ELAUP), que estará acontecendo em paralelo, também na UFSC. A programação do ELAUP está disponível em labrural.ufsc.br.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 6/11 (quarta-feira)

8h30 às 11h – Roda de Conversa: Agricultura como modo de vida

14h às 17h – Oficina Saberes Populares                  

Dia 7/11 (quinta-feira)

9h às 17h – Tenda das Práticas Integrativas

                          Feira Agroecológica

                          Mesa de troca de sementes

                          Participação do LACAF/UFSC e  LABIRRD/UFSC          

14h – Oficina de bambus na Sala Verde da UFSC

Dia 8/11 (sexta-feira)

10h30 às 12h30 – Roda de Conversa: Políticas Públicas e Agricultura Urbana

                                   Construção da Carta Política do V EMAU

14h às 17h – Participação nos espaços de diálogo do ELAUP

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s