Florianópolis recebe Seminário Internacional sobre Redes de Produção e Consumo de Alimentos Agroecológicos

Nas últimas décadas, várias iniciativas de abastecimento alimentar têm surgido e ampliado o consumo de alimentos saudáveis. No entanto, ainda é escassa a compreensão aprofundada do funcionamento das redes de produção-consumo. Pensando nisso, Cepagro, o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF/UFSC) e Movimento Slow Food construíram o Seminário Internacional Alimentos Agroecológicos e Redes de Produção-Consumo, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, no Campus Trindade da UFSC e está com inscrições abertas .

Com o objetivo de compreender e fortalecer redes de produção-consumo de alimentos agroecológicos, a programação conta com palestras e mesas de debate onde pesquisadores/as, nutricionistas, cozinheiros/as e agricultores/as colocam em discussão a Agroecologia e o papel dos/as consumidores/as. As instituições organizadoras do seminário têm atuado há anos em parceria com a Rede Ecovida de Agroecologia e compreendem que investir na organização do consumo de alimentos agroecológicos é uma forma de melhorar os processos de abastecimento desses alimentos.

Francesca FornoA abertura do evento será na segunda-feira, 27 de maio, às 19h, no Auditório Pós-Graduação Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC) com uma palestra sobre redes agroalimentares e consumo crítico com Francesca Forno, professora da Universidade de Trento (Itália) e Rafael Rioja, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). Após a palestra haverá um café-feira com produtos da Agricultura Familiar Agroecológica.

Na terça-feira, as atividades começam às 8h30, no Fórum do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC), com a palestra de Oscar José Rover, do LACAF/UFSC, que irá responder ao questionamento: O que são alimentos agroecológicos? Em seguida, às 9h, o evento segue para a sala de debates I onde o tema central será o Acesso aos alimentos agroecológicos e orgânicos, e o papel dos consumidores. Os convidados para tratar do tema são Sidilon Mendes (Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos Três Cachoeiras – COOPET), Fabiano Gregório (Slow Food) e Eduardo da Rocha (CEPAGRO/COMSEAS), com mediação da professora Suellen Secchi Martinelli (Departamento de Nutrição/UFSC).

Valentina BiancoÀs 11h, após um café com alimentos dos agricultores agroecológicos e das Fortalezas Slow Food, a programação segue com outro debate, dessa vez sobre as Estratégias para a valorização de produtos da Agricultura Familiar Agroecológica. Na mesa estarão a diretora da Slow Food Internacional para o Brasil, Valentina Bianco, o agricultor Anderson Romão, do Grupo Flor do Fruto/Rede Ecovida de Agroecologia e Fabio Santos Teixeira Mendes, do Instituto Chão, associação que trabalha sob os princípios da economia solidária, comércio justo e consumo consciente.

A tarde será dividida em dois momentos, começando no Auditório da Pós-Graduação do CCS, com a palestra de Dayana Miranda, do Programa de Pós-graduação em meio ambiente e desenvolvimento da UFPR, que irá apresentar o mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar (RCA) da Grande Florianópolis. Um dos objetivos do Seminário é justamente consolidar a RCA de Florianópolis, que é construída com atores sociais ligados à produção, abastecimento e consumo de alimentos agroecológicos.

No segundo momento, os participantes se organizarão em três grupos de trabalho paralelos sobre os temas: I) Legitimação e Formalização de Mercados Agroecológicos; II) Articulação entre restaurantes e grupos de agricultores; e III) Organização de grupos de consumidores. O Seminário encerra com uma assembleia final de encaminhamentos, às 16h30.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento (www.seminarioproducaoconsumo.ufsc.br) até o dia 27 de maio. Confira a programação e compareça!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s