Pais aprendem sobre conscientização ambiental na Escola Januaria Teixeira da Rocha

Quem disse que sábado não é dia de ir para a escola?

No último sábado (6 de abril), pais, alunos e professores se reuniram para uma manhã de atividades e de conscientização ambiental na Escola de Educação Básica Januaria Teixeira da Rocha, no Campeche. Junto com a Agrônoma do Cepagro Karina Smania de Lorenzi, as crianças ensinaram os pais a construir uma composteira e a separar os resíduos orgânicos. A ação aconteceu na Festa da Família e foi uma parceria entre a escola, a Associação de Moradores do Campeche (Amocam) e o Cepagro.

A Festa da Família é uma atividade que acontece anualmente e a ideia de incluir uma oficina de compostagem na programação teve como objetivo mostrar aos pais o que está acontecendo na escola e propor à eles a mudança de hábito, já que agora seus filhos e filhas aprendem em sala de aula e na prática o processo de compostagem. No sábado, o aprendizado dos pais também foi teórico e prático.

Primeiro, Karina fez uma conversa com todos os presentes sobre a importância da gestão de resíduos. Depois partiram para a construção de uma composteira onde os próprios alunos mostraram o passo-a-passo. Por fim, fizeram a manutenção da composteira da escola, que recebe os resíduos gerados na cozinha e que, a partir de agora, também receberá semanalmente os resíduos trazidos por pais e alunos. Ao longo da manhã, também foram feitas oficinas de dança circular, de bolha de sabão e bingo.

Para o presidente da Amocam  Alencar Deck Vigano, esse trabalho com educação ambiental na escola é uma vitória para a associação de moradores. Ele conta que tudo começou quando foi procurado pelo diretor da escola que precisava de uma ajuda na manutenção da composteira. Deck entrou em contato com o Cepagro, que através do Misereor em Rede propôs um projeto mais amplo, incluindo na rotina escolar o aprendizado de três práticas: Compostagem, Horta Pedagógica e Educação Alimentar e Nutricional, ao longo de todo o ano letivo.

Sobre a atividade, Deck conta que foi surpreendente e animador ver o número de famílias e o grande interesse de alunos e professoras. Disse que esse projeto vai para além da sala de aula: “Todo esse trabalho que a gente está fazendo dentro da escola faz com que essas famílias, influenciadas pelas crianças, mudem seus hábitos”.

Para a professora Ellen Regina Damasceno, a atividade “foi Show! Muitos pais comentaram positivamente sobre a oficina. Está sendo um projeto muito bom, pois trata de um tema relevante na atual conjuntura nacional e mundial, onde temos que ter o compromisso de cuidar do Planeta Terra, nas variadas frentes, como aprender a reciclar, reutilizar e reaproveitar os resíduos e usar a compostagem para adubar nossa horta, por exemplo, para termos uma alimentação mais saudável, com menos agrotóxicos”, diz.

E o trabalho continua, no dia 23 de abril acontecerá a construção da horta na escola e alguns pais já se colocaram à disposição para contribuir. Deck reforça a importância de os professores, pais e alunos assumirem o projeto como deles também, para que o trabalho não se perca. Para a Amocam “foi o projeto do ano” segundo o presidente, pois há muito carinho e dedicação envolvidos no processo.

Ele lembrou que nessa semana foi sancionada a Lei da Compostagem para reciclagem de resíduos sólidos orgânicos que institui “a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de Resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem”, projeto proposto pelo Vereador Marquito (PSOL).

As crianças, os pais e professoras da Escola de Educação Básica Januaria Teixeira da Rocha já estão se preparando e reeducando seus hábitos para essa nova realidade.

Fotos: Ana Luiza Albanás Couto de Moura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s