Ministério do Meio Ambiente lança Manual de Compostagem elaborado em parceria com Cepagro e SESC

Buscando popularizar e disseminar conhecimento sobre a reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem, o Ministério do Meio Ambiente lançou na última quarta, 21 de junho, o manual Compostagem Doméstica, Comunitária e
Institucional de Resíduos Orgânicos. A publicação é o primeiro resultado do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2015 entre a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc/SC) e o Centro de Estudo e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro). A parceria tem por objetivo estabelecer intercâmbio de experiências, informações, material técnico, metodologias e tecnologias referentes à gestão comunitária e institucional de resíduos orgânicos, associada à agricultura urbana e à educação ambiental.

Com linguagem acessível e ilustrações lúdicas, o manual traz técnicas de compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos e aborda o “Método UFSC” (em referência à Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi mais estudado e adaptado às condições brasileiras), que consiste em uma estratégia segura e de baixo custo. A publicação está disponível neste link.

E não perca, no dia 3 de julho, o Seminário “A Compostagem de Pequeno Porte como solução para os municípios de Santa Catarina”, que acontece na ALESC a partir das 8h. Durante o evento será lançado a publicação Critérios Técnicos para Elaboração e Projeto, Operação e Monitoramento de Pátios de Compostagem de Pequeno Porte, elaborada pelo Cepagro em parceria com a Comcap e Fatma e com apoio da FAPESC.  Inscrições e informações pelo email seminariocompostagem@gmail.com.

(informações de Waleska Barbosa, da ASCOM-MMA)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s