Erexim (RS) sedia o 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia

Entre os dias 21 e 23 de abril, Erexim, no Rio Grande do Sul, será a sede de um dos maiores eventos de agroecologia e agricultura orgânica do Brasil: o 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. Com um público esperado de 1.500 pessoas, o evento reunirá agricultores e agricultoras, estudantes, técnicos/as e equipes de organizações promotoras da agroecologia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento acontece no Parque de Exposições da ACIEE, em Erexim, no Rio Grande do Sul.

Os Encontros Ampliados acontecem a cada dois anos e representam a instância máxima de decisão e confraternização da Rede Ecovida de Agroecologia, que abarca quase 4 mil famílias agricultoras do Sul do Brasil. Através do diálogo e das trocas de saberes entre os vários agentes promotores da Agroecologia reunidos ali, busca-se promover a articulação dos Núcleos da Rede Ecovida para fortalecer e reafirmar os compromissos do Movimento Agroecológico com o Cuidado, a Cultura e o Bem Viver – três elementos escolhidos como o tema do 10º Encontro. A programação traz oficinas, seminários e debates e a Feira de Saberes e Sabores, com todo o colorido, a qualidade e variedade da produção agroecológica. A Feira é aberta ao público e promoverá a sensibilização, informação, vendas e trocas de produtos ecológicos.

Sendo um importante espaço de discussão e construção política, durante o Encontro Ampliado também serão desenhadas propostas para a construção de políticas públicas que contribuam para a expansão da Agroecologia e que fortaleçam as ações da Rede Ecovida. Além disso, será elaborada coletivamente uma carta aberta do evento, através das considerações feitas nos seminários e oficinas do Encontro. Para as dinâmicas internas da Rede, o Encontro será o momento de planejar suas linhas de atuação e ações específicas para os próximos dois anos. Também será realizada a eleição da nova coordenação da Rede Ecovida de Agroecologia e a aprovação de novos Núcleos. Atualmente, a Rede conta com 28 núcleos.

O Encontro Ampliado contará também com a presença de representantes de organizações latino-americanas promotoras da agroecologia, oportunizando espaços de diálogo e articulação para além do território sul-brasileiro. Posteriormente ao Encontro Ampliado, estas organizações participarão do Encontro de Donatários da Fundação Inter-Americana, em que o Cepagro também estará presente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s