Cepagro trabalha fertilidade dos solos com agricultores em Leoberto Leal

Durante a oficina realizada na última quinta (09/06) na comunidade Vargem dos Bugres pelo projeto Cepagro/FRBL de diversificação agroecológica na fumicultura, os participantes puderam conversar sobre a importância de preservar a vida nos solos e prepararam o composto orgânico Bokashi.

????????????????????????????????????
Técnico Francys Pacheco mostra aos participantes os ingredientes para preparar o composto Bokashi.

Após perder grande parte de uma safra de tomates cultivados numa antiga área de fumo – e com isso sofrer o prejuízo da compra de agrotóxicos que não deram resultado – o agricultor Gilmar Rubik, da comunidade Vargem dos Bugres, em Leoberto Leal, resolveu experimentar o cultivo orgânico de tomates. Ele participa do Projeto Cepagro/FRBL de diversificação agroecológica da fumicultura e já parou de plantar fumo, por avaliar que o custo de produção vinha subindo muito, sem obter muito retorno financeiro. Os problemas de pele decorrentes da contaminação pelo fungicida Ridomil também pesaram na decisão do agricultor em apostar na agroecologia. Nessa caminhada para a agricultura ecológica, a qualidade dos solos é fundamental. E foi esse o tema da oficina que Gilmar recebeu na sua propriedade na última quinta, 9 de junho.

????????????????????????????????????

Após uma explicação sobre a importância de preservar a qualidade orgânica dos solos, os participantes prepararam o biofertilizante Bokashi, que serve tanto como substrato para mudas quanto como adubo nas roças. O composto é produzido intercalando camadas de materiais orgânicos e minerais, como palha de feijão e pó de rocha, “regadas” com uma mistura de fermento biológico e açúcar.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

A vantagem do Bokashi é que o processo de decomposição da matéria orgânica acontece mais rápido, com o composto ficando pronto em apenas 15 dias. Para que isso aconteça, contudo, a pilha de materiais deve ser revolvida diariamente durante essas duas semanas.

????????????????????????????????????

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s