Feira Orgânica CCA traz programação especial na Semana do Alimento Orgânico

Realizada anualmente no final de maio e início de junho, a Semana do Alimento Orgânico é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de sensibilizar a população para o consumo desses produtos. Em 2016, os eventos começaram no último dia 28 em 23 estados brasileiros. E a Feira Orgânica do Centro de Ciências Agrárias da UFSC não ficou de fora, trazendo uma programação especial nesta 6ª, 3 de junho.

Semana do Alimento Orgânico 2016

Resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) em parceria com o Cepagro e o Box 721 de Orgânicos da Ceasa de São José, a Feira Orgânica CCA acontece há 2 anos, toda sexta feira. Nesta Semana do Alimento Orgânico, a Feira começa com um café agroecológico às 8h e continua durante toda a manhã com distribuição de materiais informativos e a presença de representantes do Ministério da Agricultura e de agricultoras e agricultores da Organização Ilha Norte Sul Orgânicos (Florianópolis) para tirar dúvidas dos consumidores sobre como identificar os orgânicos e a importância de consumir esses alimentos. Também serão doadas mudas de árvores nativas e frutíferas, além de um sorteio de um vale-compras de alimentos orgânicos no valor de R$ 50. Ao meio-dia, o cantor Gustavo Barreto faz um show acústico para o público.

“A Feira Orgânica CCA faz uma mediação entre o agricultor e a cidade que vai além da relação comercial”, comenta Maria Dênis Schneider, integrante da equipe da Feira. Todos os produtos da Feira são certificados, sendo a maior parte deles através do sistema participativo de garantia operado pelos grupos de agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia, que reúne mais de 3 mil famílias de agricultores do Sul do Brasil. A dinâmica de encontros dos grupos da Rede Ecovida e o contato com o Box 721 de Orgânicos da Ceasa, que também é administrado por um membro da Rede, faz com que a equipe da Feira Orgânica CCA esteja em contato frequente com os agricultores, fortalecendo um laço de confiança entre produtores e consumidores que é fundamental para assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s