Cepagro e Slow Food trabalham a educação alimentar em escola pública

Com o objetivo de ajudar a despertar nas crianças uma maior curiosidade sobre os alimentos, as plantas e a alimentação saudável, a equipe técnica do Cepagro promoveu a “Feira da Agrobiodiversidade” durante a Semana da Saúde do Instituto Estadual de Educação, uma das maiores escolas públicas de Florianópolis. A Feira foi realizada no dia 27 de abril; nos dias 28 e 29 foi a vez de membros da Rede Catarina Slow Food trabalharem a relação dos estudantes com a comida através das Oficinas do Gosto.

texto e fotos Ícaro Pereira, Gisa Garcia e Marina Pinto (Cepagro); Giselle Miotto, João Almeida e Jaqueline Todescato (Rede Catarina Slow Food)

IMG_0332O formato de feira didática proporcionou um contato direto com os alimentos. As crianças puderam tocar, sentir cheiros e sabores de mais de 60 espécies diferentes de plantas utilizadas pelo homem, muitas das quais elas nunca haviam visto. As bancas da “Feira da Agrobiodiversidade” foram separadas de acordo com o continente de origem do alimento: África, Ásia, Europa, Américas. Com isso, foram explorados temas como os diferentes povos que colonizaram nosso país, a importância e herança dos povos indígenas com sua agricultura, a história da agricultura e a biodiversidade. O tema da Alimentação Saudável também foi abordado, conversando um pouco com as crianças sobre a importância de comer mais alimentos frescos e diversificados e menos de alimentos industrializados.IMG_0313

Foram montadas junto à feira algumas exposições para melhor ilustrar o tema alimentação e agrobiodiversidade: uma banca de livros sobre plantas, agroecologia e alimentação; um mural de cartazes didáticos sobre agricultura, agroecologia e origem dos alimentos; uma exposição de utensílios indígenas utilizados para preparar alimentos como o Tipiti, peneiras de açaí e cestaria. Foram trazidas também diversas mudas de plantas utilizadas na nossa alimentação, como uma mandioqueira, açaizeiro, maracujazeiro, pitangueira, pé de inhame, entre outras, para ilustrar um pouco de onde vêm os frutos, raízes, folhas e grãos que encontramos no mercado.

IMG_0366A Feira foi um sucesso, com muito interesse das crianças naquele mundo de novidades, de sabores, cores, formas e cheiros. Ao final, mais de 400 pessoas – entre crianças professores e pais de alunos – passaram pela “Feira da Agrobiodiversidade”.

Nos dias 28 e 29 de abril, educadores da Rede Catarina Slow Food realizaram atividades conectando a alimentação aos 5 sentidos das crianças, focando na importância de prestarmos mais atenção nos nossos alimentos – que muitas vezes nem são alimentos, mas sim produtos.

oficina gostoA audição foi abordada na forma de conversa, com perguntas como Quais os sons que podemos escutar e relacionar com a comida? Para o sentido do paladar foi pingado na língua de cada estudante sabores como amargo, doce do açúcar, ácido, azedo, salgado e doce da fruta. Já para tratar o sentido do tato, utilizou-se uma caixa sensorial, na qual o educando não consegue visualizar o alimento de dentro da caixa e terá que adivinhar somente apalpando. Para finalizar, os estudantes degustaram um suco de uva integral orgânico da agricultura familiar local, na qual o instrutor explanou não só a importância na saúde do consumidor, como a importância social e ambiental.

educacao

Dando um exemplo de abordagem interdisciplinar com foco na educação ambiental e alimentar, as atividades tiveram uma ótima recepção pelos estudantes, uma vez que foram todas praticas e bem ativas, diferindo da metodologia teórica da escola. O diálogo aconteceu, principalmente com perguntas e relatos pessoais. Após a sensibilização do público alvo na escola, possivelmente haverá a replicação de aspectos trabalhados nas atividades junto às famílias das crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s