Cepagro e PdC lançam livro e audiovisual

cartaz lançamento egenhosA coleção Engenhos da Cultura, composta por livro e audiovisual e organizada pela historiadora e coordenadora do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha Gabriella Pieroni, será lançada nesta sexta, 11 de julho, às 16h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os materiais  reúnem uma sistematização das metodologias desenvolvidas ao longo dos quatro anos de trabalho do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, além de receitas e reflexões ligadas ao patrimônio agroalimentar e cultural dos engenhos de farinha de mandioca.

O lançamento da coleção faz parte da  mostra artístico-gastronômica Teias Culturais Agroecológicas, que também traz na programação o projeto Luas de Maio, com exibição do documentário Antes do Inverno, um retrato da pesca artesanal da tainha em Bombinhas, além de exposição fotográfica. A promoção da mostra é da Rede Cultura Viva SC, através de dois Pontos de Cultura: Engenhos de Farinha (Florianópolis) e Engenho do Sertão (Bombinhas).

Mais do que vistos e ouvidos, as histórias e saberes tradicionais do litoral catarinense também poderão ser degustados durante o evento, no coquetel agroecológico com produtos típicos e novas fusões preparadas por chefs do Movimento Slow Food. Um destes quitutes, a bijajica (bolo preparado com massa de mandioca, amendoim e especiarias), acaba de entrar para a Arca do Gosto do Slow Food, catálogo de alimentos ameaçados de extinção mas que continuam sendo saboreados e ensinados através das gerações. Outro produto catarinense que entrou para a Arca foi o Butiá, fruta nativa do Sul do Brasil.

Para completar as ações de fomento à (agri)cultura dos engenhos, a mostra simboliza o fortalecimento da articulação da Rede de Engenhos de Farinha da Grande Florianópolis. Através do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, a Rede encaminhará em agosto para a FCC o pedido de salvaguarda do modo de fazer a farinha polvilhada de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Imaterial estadual.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

16h – Exibição do vídeo ENGENHOS DA CULTURA: teias agroecológicas e comentário dos mestres e mestras da Rede dos Engenhos Artesanais da Grande Florianópolis

17h – Exibição do documentário ANTES DO INVERNO, com comentário dos realizadores da Tramela Produções

18:00 – Coquetel agroecológico e lançamento do livro ENGENHOS DA CULTURA: teias agroecológicas.

Paralelamente estará aberta a exposição fotográfica Luas de Maio – Edição Florianópolis, com degustação de produtos típicos de Bombinhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s