Cultivo de cogumelos segue na pauta das Hortas Escolares

Uma das atividades do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS) foi o cultivo e degustação de cogumelos Hiratake (Pleurotus ostreatus).

NYX

Por meio da prática do cultivo, do preparo e da degustação, a atividade teve como principais resultados aproximar os estudantes do curioso reino dos fungos e também estimular a descoberta de novos sabores aliados a bons hábitos alimentares.

A atividade, realizada com estudantes do 5º ano, foi coordenada pelos educadores Henrique Martini Romano (CEPAGRO) e Dinara Costa Castilhos (Laboratório de Ciências).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O cultivo foi feito no Laboratório de Ciências da escola, onde os estudantes manipularam o substrato de palha de arroz já inoculado com os fungos. O substrato utilizado foi gentilmente cedido pelos proprietários da empresa Cogumelos Gula, de Garopaba.

Durante 20 dias os estudantes acompanharam a produção e a colheita dos cogumelos e no último dia 11 de novembro foi realizado o preparo e a degustação, com a participação da nutricionista Giovana Sbardellotto (SEPAT).

Para o preparo foram também utilizados temperinhos verdes da horta da escola. Os cogumelos foram servidos sobre torradinhas. Ficou uma delícia e todos ficaram muito felizes com a novidade!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s