Donatários brasileiros da IAF participam de Encontro em Brasília

enc-IAF
Clique na imagem para ver o álbum

“O termo ‘terceiro setor’ é equivocado para expressar o que somos. Nós somos o ‘setor zero’, o que antecede a tudo; sem organização social, não há governo, não há empresas.”

Situando as entidades de base em seu devido lugar, frente à importância adquirida nos contextos social e político atuais, o professor Eduardo Baptista, analista de indicadores dos projetos da IAF, ilustrou os conceitos de sustentabilidade, rede e potenciais cooperativos entre os presentes.

Sua fala ocorreu durante o Encontro de Donatários da IAF no Brasil, realizado na última semana em Brasília (DF). O evento reuniu 30 organizações, do RS ao AM, com focos de atuação em agricultura familiar, educação popular, direitos humanos, negócios inclusivos e economia solidária. Reforçando seus vínculos, já que o know how e os desafios de muitas delas são similares, as entidades assumiram metas comuns no fortalecimento de suas práticas junto aos públicos beneficiários. Realização de intercâmbios, formação de grupos de trabalho e a publicação de um catálogo com as experiências de trabalho foram algumas das propostas encaminhadas ao final do evento.

Na manhã do último dia, o Cepagro, atualmente o donatário mais antigo em atividade, apresentou sua atuação através da Coleção “Saber na Prática – Vivências em Agroecologia”, uma sistematização de metodologias dividida em 4 temas, cada um representado por 1 vídeo e 1 cartilha, com lançamento previsto para dezembro. Na ocasião foram exibidos os vídeos “Banheiros Secos”, mostrando a frutífera articulação entre organizações donatárias que disseminou esta tecnologia social pelo semiárido nordestino, e “Certificação Participativa”, que ilustra o método de avaliação da conformidade orgânica organizado pela Rede Ecovida e vigente pela atual legislação nacional.

saber-na-prática

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s