Cepagro integra Mostra de Compostagem na 10ª Jornatec

A exposição, montada com assessoria dos técnicos do Cepagro Marcos José de Abreu, Julio Maestri e Alexandre Cordeiro, é uma das novidades da 10ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, evento promovido pelo Sesc/SC nesta segunda e terça (29 e 30 de abril). Um dos intuitos da instalação, segundo o Coordenador Educacional do Sesc Valdemir Klamt, é levar o conhecimento sobre o manejo de resíduos orgânicos a cidades que ainda não possuem um pátio de compostagem.

A mostra contém hortas verticais e horizontais e dois modelos de composteira
A mostra contém hortas verticais e horizontais e dois modelos de composteira

A Mostra pode ser vista por todo o evento: em vários caixotes de madeira recolhidos no Ceasa estão plantados temperos, hortaliças e flores, dispostos em hortas horizontais ou verticais. No salão central, os monitores Julio Maestri e Alexandre Cordeiro fazem uma demonstração da Composteira Televisão, caixa com um lado de vidro em que é possível ver as várias camadas de uma leira de compostagem, além de identificar as diferentes fases do processo de decomposição. Alexandre afirma que esta montagem é uma importante ferramenta pedagógica em trabalhos de educação ambiental. “E pode ser feita também em garrafas PET”, completa Julio. Outro dispositivo de tratamento de resíduos orgânicos é a Super R3, uma composteira residencial e adequada para apartamentos, também desenvolvida no Cepagro. Três tambores plásticos empilhados funcionam como uma leira vertical e recolhem o líquido resultante do processo. Depois de 20 a 25 dias, o material da Super R3 já pode ser depositado na terra, sem gerar mau cheiro nem atrair moscas.

A Super R3 é um modelo de composteira residencial adequado para apartamentos
A Super R3 é um modelo de composteira residencial adequado para apartamentos

O Cepagro é parceiro do programa de compostagem do Sesc há um ano, quando a entidade começou a fazer o tratamento dos restos orgânicos com a assessoria de monitoras da Revolução dos Baldinhos. Atualmente, as sobras dos restaurantes de Blumenau, Lages e Florianópolis são compostados ao invés de serem coletados pelas empresas municipais, ação que atende à nova legislação brasileira de resíduos sólidos. Só o pátio da Capital recebe diariamente cerca de uma tonelada de material, que vira adubo para a jardinagem da instituição ou para doações. De acordo com Klamt, o Sesc pretende abrir mais quatro pátios ainda neste ano.

Além de uma solução para um contingente significativo de resíduos, a compostagem faz parte do programa de educação complementar do Sesc/SC, em que um dos eixos são os estudos ambientais. A Mostra é uma forma de difundir este conhecimento: assim como os visitantes têm a oportunidade de entender como é feito o adubo, também podem levar sacos de composto para casa.  “Este é um processo de sustentabilidade que sai do paradigma de dar palestras ou pequenas oficinas demonstrativas para fazer ações na prática, que possam ser multiplicadas nas cidades e nas escolas usando o conceito de tecnologia social, que tem uma consonância muito grande com a política de atuação do Sesc”, explica Klamt. Ele afirma que a exposição será itinerante, sendo levada a 25 cidades catarinenses nos próximos quatro anos. As primeiras paradas serão em Brusque, Laguna, Tijucas e Rio do Sul, durante os meses de maio, julho, setembro e outubro. Outra iniciativa para a divulgação destes saberes é a publicação de dois livros, um sobre Compostagem e outro sobre Hortas Escolares, que serão distribuídos gratuitamente.

Anúncios

Uma opinião sobre “Cepagro integra Mostra de Compostagem na 10ª Jornatec”

  1. Parabéns ao Júlio Maestri pelo trabalho,siga compartilhando seu conhecimento.Grande Abraço da supervisora-Catia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s